sexta-feira, 22 de agosto de 2008

NAVEGANDO PELOS SETE MARES

O grande barato de navegar na Internet é que não é necessário ir em linha reta. Quando venho aqui para minha leitura, nunca consigo ter certeza de como vou de um link a outro, de como cheguei aqui no site onde estou, e esse inesperado é o que torna minha leitura tão interessante.

Foi assim que eu achei a delícia do DESAFIO DO MÊS aqui. O tema é geléia e, como essa é a minha praia... segue a minha receita.


Para participar do desafio eu escolhi essa:

GELÉIA DE CASCA DE MELANCIA
Ingredientes

Casca de Melancia batida no processador, descartando a parte verde e utilizando apenas a parte branca
Açúcar
Canela em Pau



A proporção dos ingredientes é simples: 1 xícara de açúcar para cada duas xícaras de fruta, se você gosta de geléia muito doce ou se a fruta é cítrica. Ou uma xícara de açúcar para três xícaras de fruta se você é como eu: doce sim, pero no mucho.

Coloque a casca batida e o açúcar numa panela de diâmetro grande, porque facilita a evaporação da água e a geléia encorpa mais rapidamente. Leve à fervura, baixe o fogo e vá mexendo para não grudar. Quando o volume da panela reduzir quase dois dedos, comece a fazer o teste do ponto: pingue a geléia da colher. Se a gota escorrer muito rápido de volta para a panela, é porque ainda está mole. Se escorrer devagar, formando a gota lentamente, pode saber que já é hora de tirar do fogo.
Geralmente a geléia sempre engrossa mais um pouquinho de nada durante o seu refriamento.

Ferva um pote de vidro com tampa de metal por no mínimo 20 minutos, coloque a geléia dentro dele e finque a canela em pau no centro do pote, afundando para poder tampar o pote.




A vantagem da melancia é que você pode encontrá-la todo o ano na feira. E a vantagem desta geléia é que você come a fruta inteira e aproveita a casca, que normalmente vai para o lixo.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DE PERNAS PARA O AR

Nos anos em que estudei na Inglaterra, achei que estava na hora de aprender a cozinhar e a levar uma vida de meio expediente de dona-de-casa (porque parte do dia era passado na faculdade). Mas a quem eu quero enganar? No final das contas eu acabava mesmo comprando um mix mexicano de comida pronta à venda nos supermercados locais e, de sobremesa, a delícia abaixo.



O que você vê na foto nada mais são que biscoitos, do tipo Maria ou Maisena, cobertos com um chocolate fantástico!!


Na minha humilde opinião, toda mulher sonha e merece seus cinco minutos de diva. Sem culpa. Sem stress.
Como o glamour todo ficou em Hollywood, do lado de lá da tela, nos resta sonhar.




Mas nem tudo está perdido. O dia termina, você chega em casa exausta, se joga no sofá e faz cara de vaso de planta, para ninguém notar que você está ali. Até que alguém (no meu caso, o senhor Dindo) lembra da sua feliz existência de pilota de fogão. Nessa hora, o que você faz? Hein? Hein?

Eu sugiro descongelar um desses pratos prontos à venda em todo supermercado honesto, comer em frente à televisão, equilibrando a bandeja no colo e, de sobremesa, uma adaptação minha ao biscoito inglês.

BISCOITO MAISENA COM CHOCOLATE
Ingredientes
Um pacote de biscoito Maisena (pode ser Maria, para ficar mais parecido com a foto do primo europeu)
Chocolate em barra, desses para calda (porque endurecem com mais facilidade do que os outros)

Fique pasma com a dificuldade dessa receita...

Derreta o chocolate. Se na embalagem disser algo sobre derreter no microondas, faça isso!!! Se não... banho-maria serve. Dica: Tire o chocolate do fogo e vá mexendo até ele começar a esfriar. Dessa forma, o chocolate fica mais grosso e fácil de ser espalhado sobre o Maisena. Coloque os biscoitos enfileirados sobre um tabuleiro e, com a ajuda de uma colher ou faca de chocolate, vá espalhando o chocolate até cobrir toda a superfície do biscoito.
Depois, leve-os para a geladeira e espere 5 minutinhos ou até o chocolate ficar sólido de novo.


Da última vez que eu fiz a receita, em 10 minutos já não tinha mais nenhum Maisena para contar a história... De qualquer forma, não esqueça de colocar seus biscoitos em um pote com tampa hermética, para guardá-los por mais tempo, se for o caso.

Com essa receita, você tem pouco trabalho e se mantém no posto de Diva perante aqueles que a idolatram, sem ter nenhum super-trabalho por isso.

;-)

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

DEUSA CAÇADORA

Por 23 dólares e 10 cents, a inglesa de culinária famosa, Nigella Lawson, leva mulheres do mundo todo ao encontro de sua deusa interior, através de seu livro How To Be a Domestic Godess.

Não foi desse volume que tirei a primeira receita que faria dela, mas não me senti menos deusa da cozinha por isso. Vendo o programa dela no canal a cabo GNT, me encantei por uma receita de Frango a Caçadora que usa feijões brancos, desses enlatados. Eu usei os kidney beans ou feijões em formato de rim. Tipo esse, por exemplo.


O sucesso dessa receita não está no feijão, nem está no resultado final. Está em um dos ingredientes. Eu explico. Mas antes... a receita! A deusa em mim simplificou bem, como você verá.

FRANGO A CAÇADORA

INGREDIENTES
(minha adaptação)

1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de bacon
6 cebolinhas, cortadas fininhas
folhas frescas de alecrim
Filés de coxa de frango, cortados em 4 pedaços (eu usei 500gr. de cubos de peito de frango)
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de vinho branco (eu não bebo nadinha de alcool, então... ignorei o vinho)
1 lata de tomates
1 lata de feijão branco já cozido do tipo kidney, sem a água (opcional)
1/2 colher de chá de açúcar
um pouco de aipo desidratado

"O que?", você perguntará. Eu perguntei! Aipo em flocos! Eu achei aqui e minha vida nunca mais foi a mesma. Trata-se do tempero mais cheiroso do mundo e se você já conhecia, perdoe a minha doce ignorância. Esse é o sucesso da receita. Hoje, uso o tempero, em pequena quantidade, até no arroz.

Podemos voltar para a Nigella agora.

Coloque o óleo na panela com o bacon, as cebolinhas e o alecrim, por 2 ou 3 minutos. Jogue o frango em pedaços e polvilhe o sal.
Derrame o vinho sobre a mistura da panela e deixe bobulhar antes de adicionar os tomates, o aipo e o açúcar.

DICA: algumas receitas que levam tomate e/ou molho de tomate em lata devem ser previamente misturados a uma colher de sopa rasa de açúcar diluído em dois dedos de água. Isso deve ser avaliado caso a caso, usando o bom senso. Esta receita já inclui o açúcar, mas nem todas são assim. O efeito do açúcar sobre a acidez do tomate é um refresco ao paladar!! Como eu tirei a receita da TV, e como não lembrei de anotar esse detalhe... comi azedo mesmo.



Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Retire a água do feijão, jogue-os na panela e está pronto!!

Peça à sua deusa interior para contar à minha deusa qual foi o resultado.
;-)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

EU NÃO SEI BLOGAR!!


Olá.

Se você chegou aqui por causa do título acima, fico muito feliz. Talvez eu não seja a única.

Mas o principal assunto desta publicação - a culinária do mundo - tem sido um tema recorrente na minha navegação. A verdade é que eu navego por tantos blogs, vejo e leio tanta coisa, que eu acabei ficando com a sensação de que eu posso partilhar alguma coisa, por pequena que seja, mais do que somente usufruir do conhecimento de tantas blogueiras e cozinheiras brilhantes cujos blogs achei aqui na Internet.

Espero que seja assim.

Um beijo e boa viagem para nós.

Dinda.