terça-feira, 16 de setembro de 2008

FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU


Eu sou a madrinha de um casal de afilhados fofos e de tantos outros que me adotaram e me aceitaram como madrinha às vezes sumida e sem tempo, às vezes com tempo demais (sinônimo de grudenta!!!), e o post de hoje é sobre meus afilhados e sobre como a Geléia da Dinda surgiu.


Eu sempre fui uma pessoa contida, no que diz respeito à comida. Adoro comer, não me entenda errado!!!! Mas a balança é uma carcereira cruel, então... eu seguro muito a onda!! Mas eu gosto da preparação, de criar e bolar pratos. É uma grande terapia e, para não cair em tentação, eu criei o hábito de fazer meus quitutes e sair distribuindo mundo afora. É uma mania bem americana, mas por aqui não se vê muito. Foi assim, fazendo a alegria de amigos e familiares, que a minha pequena produção de geléias começou.


Há um ano atrás, em 16 de Setembro de 2007, a minha afilhada completava 4 anos e a comemoração seria um café da manhã, com direito a todas aquelas delícias que, pelo menos em sonho, temos fartamente na nossa mesa. Sabe aquelas maravilhas que nossa dieta e nosso super ego proibem terminantemente??? Pois é!!! Estavam todas lá!!!



Então surgiu a idéia de dar aos convidados um pote de geléia como lembrança da festa e... num piscar de olhos, nasceu a Geléia da Dinda!!!

Na foto acima elas estão com as tampas alegres, vestidas em chita colorida.

Depois disso, não parei mais de fazer minhas coisinhas e uma coisa leva a outra, que leva à outra e... eu vim parar aqui!!!!

Hoje é o aniversário de um ano da Geléia da Dinda e de cinco anos da pequena Sophia. Fica aqui minha homenagem a estas duas pequenas tão presentes na minha vida!!!!

Dinda.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO

Como eu disse no post anterior, meu último final de semana foi do limão siciliano. O que consiste numa alegria para mim, já que sou fã dos cítricos e o siciliano é azedinho na dose certa.

Mas nós sabemos que trata-se de uma fruta carinha (eu já vi a unidade custar R$1,99!!!!). Então, para não errar na hora da compra nem desperdiçar nadinha da fruta, seguem Dicas para escolher e para utilizar.


O limão siciliano consiste em uma casca externa amarela, onde está o seu perfume, com uma textura que pode variar de áspera a bem suave. O sabor da fruta concentra-se principalmente nesta casca.

Depois da casca tem uma camada branca bem amarga e não muito apropriada para a culinária.

A fruta em si é feita de gomos (você já sabe disso...), de onde sai o suco e um ou outro caroço.

Para não errar:

1. Siciliano bom não é o cara que nasceu na Sicília. É o limão bem cheiroso, com amarelo vivo e brilhante. Ele deve estar firme e pesado.
2. Evite limão manchado, com partes mais moles do que outras, com pontos esverdeados ou com a testura da casca enrugada.
3. Antes de raspar a casca, lembre-se de lavar a fruta com água e sabão mesmo.
4. Há utensílios indicados para esta finalidade, como estes, mas na ausência de algo melhor, um bom ralador resolve.

Na hora de usar o limão, siga a ordem:

primeiro, rale a casca.
segundo, corte a fruta ao meio e tire o suco.

E se você guarda seu limão na geladeira, é importante não esquecer um detalhe. A fruta gelada gera mais raspa. E a fruta na temperatura ambiente produz mais suco.

Agora é com você!!

Dinda.


segunda-feira, 1 de setembro de 2008

EU SOU DA GULA!!

Se a vida fosse um conto de fadas baseado na história da Bela Adormecida, a minha história seria assim:

Um dia, quando eu nasci, tinha lá no hospital um diabinho que me presenteou com um atributo, tirado diretamente da Bíblia ou sei lá. Esse diabinho me deu o pecado da Gula.

Eu imagino que, no dia que eu morrer, ao invés de ir para a luz, eu vou direto para um tobogã em linha reta, rápido ao encontro do Tinhoso.

Não tem jeito, não. Eu adoro comer!!! Esse final de semana foi do Limão Siciliano. Por nenhum outro motivo senão o fato de que eu comprei uma bandejinha com 4 deles no supermercado e eu não queria ter que desperdiçar nenhumzinho.




Eu escolhi algumas coisas para fazer com eles, que me renderam 3 deliciosas surpresas. Eu vou postar uma delas, que simplesmente arrasou!!! Sem querer ser repetitiva, mas já sendo, segue a minha adaptação do Lemon Linguine da deusa Nigella. Eu a vi fazendo essa receita na Tv e me apaixonei imediatamente. É simples como só a Nigella sabe fazer. E de sabor suave, supimpa!!!

Antes de mais nada, é um prato para ser feito na hora de comer. Requentar este linguine vai ser um crime contra a culinária... Aliás, é meio óbvio isso que eu falei, mas tudo bem. Você é legal e vai fingir que pulou esta parte.

LINGUINE COM LIMÃO SICILIANO
Ingredientes
(assim eu adaptei!!)

Um pacote de macarrão tipo Tagliateli, Fetutine ou outro.
2 gemas
2/3 xícara de creme de leite
1/2 xícara de parmesão ralado
raspa de 1 limão siciliano
suco de 1/2 limão siciliano
sal e pimenta preta ralada na hora
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 ou 3 colheres de sopa de salsa fresca picada
(eu não coloquei porque não lembrei... dahhhhhh)

Coloque uma panela com água para ferver, seguindo as instruções da embalagem. Quando ferver, tampe a panela e desligue o fogo.
Comece a preparar o molho. Em uma tigela, coloque as gemas, o creme de leite, o parmesão, e o limão nas duas formas: ralado e suco. É para misturá-los apenas, sem que fique muito fofo. Prove e adicione mais limão, se necessário. Eu achei que estava bom no limão e coloquei só mais sal e pimenta.
Agora, ligue o fogo novamente, coloque sal na panela e espere uns segundos até a água voltar a ferver. Coloque o macarrão e espere pouco mais de um minuto. Prove para testar a consistência da pasta. Nada de macarrão derretendo na boca. Ele tem que ficar "amolecido" apenas.

Reserve uma xícara da água do macarrão (ai, cacilda, acabei de lembrar que eu não fiz isso!!!) (outro parêntesis: a minha afilhada de 4 anos confunde a palavra cacilda com aqueeeela outra que também começa com a letra C mas que é um palavrão. E cada vez que eu falava "Cacilda!!", ela me olhava com aquele olhar de espanto. Hoje ela repete para mim a frase que sempre digo a ela nessas ocasiões: "Cacilda é aquela que não é palavrão...")

Escorra a massa, jogue a manteiga na panela ainda quente, espere derreter e devolva a pasta escolhida de volta para a panela, misturando bem. Se quiser, coloque mais manteiga. Essa é a hora de despejar a mistura do limão, ovos e creme de leite na panela. Se achar que ficou seco, vá acrescentando a água da fervura, uma colher de sopa de cada vez. Eu não fiz isso, até porque não lembrei!!!, mas achei que o molho "abraçou" a massa e não ficou muito seco, não.

Ficou divino e... perfeito!!




A foto não é minha, mas a fome não me deixou ter calma e paciência para tal preciosidade.

Feito isso, coloque no prato e jogue a salsinha picada por cima. Sem a salsinha, ele ficou como a foto acima... Um luxo, uma delícia, uma rapidez!!!!

Aproveite.
:-)

Dinda.