segunda-feira, 24 de novembro de 2008

COMENDO EM ISRAEL

O trabalho me trouxe a Israel, mas eu também não quero ficar longe do blog por muito tempo. Rapidamente, durante um intervalo para o café, vim aqui postar a grata surpresa que foi meu encontro com a culinária da região.

O primeiro café da manhã, segue na foto abaixo:





Não é nada parecido com o que um hotel com tendências ocidentais ofereceria. Particularmente, prefiro assim. São produtos frescos, recém saídos da horta, os da foto acima. Vai breve explicação do que consegui entender, no sentido horário:

À direita, bem perto do garfo, atum cozido. Depois, molho chilli, beringela, algum verde primo da escarola com queijo de cabra, pimentões vermelhos e amarelos com gergelim e agridoce de beterraba com cenoura e gergelim branco. No centro, azeitonas verdes.


Agora, o café da manhã de hoje:



No sentido horário, pertinho do garfo, salada de tomates cereja e cebolinha verde. Depois, beringela com alho cru, mais da beterraba com cenoura, 3 azeitonas verdes, atum cozido e, no centro, salada de milho com azeitonas.

O encontro mais esperado, entretanto, segue na foto desfocada abaixo:


FALAFEL!!!!! É muito bom!!!!

Para não deixar ninguém com água nna boca, a fonte:


Com o livro de receitas The Food of Israel, eu vou aprender para postar aqui.
:-)
Dinda.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

MANUAL DO USUÁRIO - GELÉIA DE ABACAXI

O melhor amigo do Natal é o peru, muito embora não se possa dizer o contrário. A chegada do fim de ano deve dar calafrios à ave mais indiferente.

O desafio de toda boa dona de casa, por outro lado, é esquecer a dor impingida ao animal e se concentrar na arte de cozinhar uma linda refeição com ele.

E muitas mulheres brigam para não se perder entra apresentar uma ave esquálida ou um torresminho de peru à família na hora da ceia. É aqui que entra minha Dica.

Se você quer uma beldade como essa abaixo na sua mesa, preste atenção.

Toda a carne gosta de ser bem tratada. Para uma ave de 3 quilos, aproximadamente, prepare um marinado 24 horas antes de ir ao forno batendo no liquidificador 600ml de água na temperatura ambiente, 1 cebola grande ou 2 médias, 2 tabletes de caldo de legumes ou de galinha da sua escolha e alho. Eu posso estar esquecendo algum ingrediente dentre os seus favoritos, como vinho branco (eu não bebo, então...), semente de aipo, louro ou mostarda em pó, mas fique à vontade e acrescente-os! Mande sua avezinha para a geladeira e, sempre que lembrar, vire-a.

No dia seguinte, tire o peru da geladeira pelo menos duas horas antes. Pre-aqueça o forno por 40 minutos, daquele jeito: alto no começo, para criar o clima, e beeeem baixo quando colocar sua ave nele.

Vou entender que você já recheou e costurou sua ave com o recheio de sua preferência.

Arrume o peru no refratário, despeje seu marinado por cima e pincele fartamente a ave com uma mistura de 2 colheres de sopa de geléia de abacaxi com duas colheres de sopa de mel. Se a mistura ficar muito grossa, coloque um pouco apenas de água.


Esse é o bronzeador ideal para deixar o peru mais dourado que os cabelos do Menino do Rio. E deixa uma marca ligeiramente azeda que eu, pessoalmente, adoro!

Antes do forno, coloque boa dose de manteiga sem sal dentro de um injetor de temperos tradicional e injete no peru. É maciez na certa!!

Reza a lenda que a ave deve ficar no forno na proporção de uma hora para cada quilo de seu peso. Eu prefiro o forno muito, muito baixo. Então, minha proporção é 1 hora e vinte minutos para cada quilo. Nunca menos que isso, sendo que a ave fica coberta em papel alumínio até os últimos 45 minutos no forno, quando o alumínio some, eu jogo mais geléia com mel e espero a bichinha terminar seu bronzeamento.

Não custa nada, nessas 3 horas, usar o injetor com manteiga sem sal em algumas partes do peru.

Antes de desligar o forno e puxar sua ave de lá, não esqueça de fazer o teste do garfo, para testar a maciez e o cozimento.

Arrume sua travessa com o peru e leve-o à mesa. Mas não fique tímida quando os elogios vierem. Porque eles virão!

Dinda.