quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ele Não Foi Convidado

Antes, bem antes de ser mãe, um compromisso que eu não perdia era festa de criança. Aquelas comidinhas planejadas, cheias de pecado, os bolos, os doces... Aiiii, perdição!

Uma coisa que eu sempre me perguntei, e sempre fiquei sem resposta, foi: por que não tem cajuzinho nas festas? Mesmo com uma infinidade de doces de diversos tipos, eu quase nunca encontro o cajuzinho nas festas que vou.

Eu já cheguei a pensar que tivesse algo a ver com a síndrome do Caco, personagem do Miguel Falabela no Sai de Baixo, que dizia que cajuzinho é doce de pobre. Mas eu passei a observar que, nas festas da minha família, eu e minha irmã fazíamos cajuzinho, só por paixão pelo doce, e todos os convidados comemoravam e se fartavam quando a bandeja passava. Ou seja, eu continuo sem entender porque doce tão popular recebe tanto desprezo pelos anfitriões deste mundão.

Agora eu tenho um filho e nenhum ser humano me convence que festa de criança pode existir sem cajuzinho. Aqui nesta casa, não existe essa possibilidade. Mas não me venha com doce comprado em lata, pronto, desses de fabricante de leite condensado... Tem gosto de remédio!!! Além disso, fazer cajuzinho é infinitamente mais fácil que muitas coisas na vida, tais como:

andar de bicicleta,
apontar lápis em apontador com motor
e mastigar chiclete.


Foto aqui


Seguem dois exemplos para ilustrar a simplicidade desta maravilha gastronômica.


Exemplo 1 - Cajuzinho Tradicional

Ingredientes:

1 kg de amendoim torrado e moído sem casca
2 xícaras de açúcar
250 g de chocolate em pó
Leite o suficiente
Açúcar granulado ou cristal para enrolar
Amendoim inteiro para decorar


Comece torrando o amendoim no forno, até ficar moreno. Essa etapa é importante e tenha cuidado, pois se torrar muito, o amendoim amarga o docinho.


Tire a casca e passe no liquidificador. Ou compre um saquinho de amendoim já moído, se preferir. 

Jogue tudo numa vasilha funda, e vá acrescentando o açucar e o chocolate, misturando sempre. Jogue o leite na mistura, bem devagar. Ele serve para dar a liga, e você não vai querer que acabe ficando mole e você tenha que corrigir o ponto...

Daí é só enrolar, passar no açúcar, espetar um grão de amendoim no topo e comemorar!!


Exemplo 2 - Cajuzinho com Leite Condensado


Ingredientes:

150 g de amendoim torrado sem pele e moído
1 xícara de chá de açúcar
1/2 lata de leite condensado
2 colheres bem cheias de chocolate em pó

Despeje tudo em uma tigela e vá misturando. Quando tiver misturado bem os ingredientes, enrole, passe no açúcar e espete o amendoim no topo. Fala sério... Mais fácil que mastigar chiclete, não falei???

Roberta.

Nenhum comentário: