terça-feira, 11 de novembro de 2008

MANUAL DO USUÁRIO - GELÉIA DE ABACAXI

O melhor amigo do Natal é o peru, muito embora não se possa dizer o contrário. A chegada do fim de ano deve dar calafrios à ave mais indiferente.

O desafio de toda boa dona de casa, por outro lado, é esquecer a dor impingida ao animal e se concentrar na arte de cozinhar uma linda refeição com ele.

E muitas mulheres brigam para não se perder entra apresentar uma ave esquálida ou um torresminho de peru à família na hora da ceia. É aqui que entra minha Dica.

Se você quer uma beldade como essa abaixo na sua mesa, preste atenção.

Toda a carne gosta de ser bem tratada. Para uma ave de 3 quilos, aproximadamente, prepare um marinado 24 horas antes de ir ao forno batendo no liquidificador 600ml de água na temperatura ambiente, 1 cebola grande ou 2 médias, 2 tabletes de caldo de legumes ou de galinha da sua escolha e alho. Eu posso estar esquecendo algum ingrediente dentre os seus favoritos, como vinho branco (eu não bebo, então...), semente de aipo, louro ou mostarda em pó, mas fique à vontade e acrescente-os! Mande sua avezinha para a geladeira e, sempre que lembrar, vire-a.

No dia seguinte, tire o peru da geladeira pelo menos duas horas antes. Pre-aqueça o forno por 40 minutos, daquele jeito: alto no começo, para criar o clima, e beeeem baixo quando colocar sua ave nele.

Vou entender que você já recheou e costurou sua ave com o recheio de sua preferência.

Arrume o peru no refratário, despeje seu marinado por cima e pincele fartamente a ave com uma mistura de 2 colheres de sopa de geléia de abacaxi com duas colheres de sopa de mel. Se a mistura ficar muito grossa, coloque um pouco apenas de água.


Esse é o bronzeador ideal para deixar o peru mais dourado que os cabelos do Menino do Rio. E deixa uma marca ligeiramente azeda que eu, pessoalmente, adoro!

Antes do forno, coloque boa dose de manteiga sem sal dentro de um injetor de temperos tradicional e injete no peru. É maciez na certa!!

Reza a lenda que a ave deve ficar no forno na proporção de uma hora para cada quilo de seu peso. Eu prefiro o forno muito, muito baixo. Então, minha proporção é 1 hora e vinte minutos para cada quilo. Nunca menos que isso, sendo que a ave fica coberta em papel alumínio até os últimos 45 minutos no forno, quando o alumínio some, eu jogo mais geléia com mel e espero a bichinha terminar seu bronzeamento.

Não custa nada, nessas 3 horas, usar o injetor com manteiga sem sal em algumas partes do peru.

Antes de desligar o forno e puxar sua ave de lá, não esqueça de fazer o teste do garfo, para testar a maciez e o cozimento.

Arrume sua travessa com o peru e leve-o à mesa. Mas não fique tímida quando os elogios vierem. Porque eles virão!

Dinda.

2 comentários:

Neyma disse...

Roberta querida,
Adorei a receita, mas...e o biquini? Como é que faço? Hahaha!!!
Esta foto esta muito legal!!
Essa cobertura de geleia de abacaxi com mel é tudo!!
Parabéns!!
Beijinhos

Baixo Mamãe disse...

Neyma,
me pegou... Faz sem o biquini e manda pra mim!!!!
:-)
Obrigada.
Beeijos!!!!
Roberta.