sexta-feira, 15 de agosto de 2008

DEUSA CAÇADORA

Por 23 dólares e 10 cents, a inglesa de culinária famosa, Nigella Lawson, leva mulheres do mundo todo ao encontro de sua deusa interior, através de seu livro How To Be a Domestic Godess.

Não foi desse volume que tirei a primeira receita que faria dela, mas não me senti menos deusa da cozinha por isso. Vendo o programa dela no canal a cabo GNT, me encantei por uma receita de Frango a Caçadora que usa feijões brancos, desses enlatados. Eu usei os kidney beans ou feijões em formato de rim. Tipo esse, por exemplo.


O sucesso dessa receita não está no feijão, nem está no resultado final. Está em um dos ingredientes. Eu explico. Mas antes... a receita! A deusa em mim simplificou bem, como você verá.

FRANGO A CAÇADORA

INGREDIENTES
(minha adaptação)

1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de bacon
6 cebolinhas, cortadas fininhas
folhas frescas de alecrim
Filés de coxa de frango, cortados em 4 pedaços (eu usei 500gr. de cubos de peito de frango)
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de vinho branco (eu não bebo nadinha de alcool, então... ignorei o vinho)
1 lata de tomates
1 lata de feijão branco já cozido do tipo kidney, sem a água (opcional)
1/2 colher de chá de açúcar
um pouco de aipo desidratado

"O que?", você perguntará. Eu perguntei! Aipo em flocos! Eu achei aqui e minha vida nunca mais foi a mesma. Trata-se do tempero mais cheiroso do mundo e se você já conhecia, perdoe a minha doce ignorância. Esse é o sucesso da receita. Hoje, uso o tempero, em pequena quantidade, até no arroz.

Podemos voltar para a Nigella agora.

Coloque o óleo na panela com o bacon, as cebolinhas e o alecrim, por 2 ou 3 minutos. Jogue o frango em pedaços e polvilhe o sal.
Derrame o vinho sobre a mistura da panela e deixe bobulhar antes de adicionar os tomates, o aipo e o açúcar.

DICA: algumas receitas que levam tomate e/ou molho de tomate em lata devem ser previamente misturados a uma colher de sopa rasa de açúcar diluído em dois dedos de água. Isso deve ser avaliado caso a caso, usando o bom senso. Esta receita já inclui o açúcar, mas nem todas são assim. O efeito do açúcar sobre a acidez do tomate é um refresco ao paladar!! Como eu tirei a receita da TV, e como não lembrei de anotar esse detalhe... comi azedo mesmo.



Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Retire a água do feijão, jogue-os na panela e está pronto!!

Peça à sua deusa interior para contar à minha deusa qual foi o resultado.
;-)

Nenhum comentário: