sexta-feira, 22 de agosto de 2008

NAVEGANDO PELOS SETE MARES

O grande barato de navegar na Internet é que não é necessário ir em linha reta. Quando venho aqui para minha leitura, nunca consigo ter certeza de como vou de um link a outro, de como cheguei aqui no site onde estou, e esse inesperado é o que torna minha leitura tão interessante.

Foi assim que eu achei a delícia do DESAFIO DO MÊS aqui. O tema é geléia e, como essa é a minha praia... segue a minha receita.


Para participar do desafio eu escolhi essa:

GELÉIA DE CASCA DE MELANCIA
Ingredientes

Casca de Melancia batida no processador, descartando a parte verde e utilizando apenas a parte branca
Açúcar
Canela em Pau



A proporção dos ingredientes é simples: 1 xícara de açúcar para cada duas xícaras de fruta, se você gosta de geléia muito doce ou se a fruta é cítrica. Ou uma xícara de açúcar para três xícaras de fruta se você é como eu: doce sim, pero no mucho.

Coloque a casca batida e o açúcar numa panela de diâmetro grande, porque facilita a evaporação da água e a geléia encorpa mais rapidamente. Leve à fervura, baixe o fogo e vá mexendo para não grudar. Quando o volume da panela reduzir quase dois dedos, comece a fazer o teste do ponto: pingue a geléia da colher. Se a gota escorrer muito rápido de volta para a panela, é porque ainda está mole. Se escorrer devagar, formando a gota lentamente, pode saber que já é hora de tirar do fogo.
Geralmente a geléia sempre engrossa mais um pouquinho de nada durante o seu refriamento.

Ferva um pote de vidro com tampa de metal por no mínimo 20 minutos, coloque a geléia dentro dele e finque a canela em pau no centro do pote, afundando para poder tampar o pote.




A vantagem da melancia é que você pode encontrá-la todo o ano na feira. E a vantagem desta geléia é que você come a fruta inteira e aproveita a casca, que normalmente vai para o lixo.

6 comentários:

Paladares da Isa disse...

Engraçado!!!!! estava a ler o inicio do texto e coincidencia ou não vim aqui parar também eu na minha viagem pela net.
Adorei a sua geleia.
Muito diferente.
Parabéns
Beijos

Baixo Mamãe disse...

Obrigada, Isa!!! O Blog é novo e eu não consigo postar com a freqüência que gostaria, mas...
:-)
Quanto à geléia, se fizer a receita, me fale depois o que achou. Eu gosto, o sabor é simples, até um pouco silvestre, eu diria!
Beijos!!

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

Nosssaa!!! Amei a receita .... hummm ... muito gostosa! Eu fiz e tirei uma foto e coloquei no meu blog ... depois entra lá e vê!!! Beijos e obrigada por essa delicia.
Parabéns!!!!

FLAVIA SEABRA & LENINHA SEABRA disse...

ichi ... esqueci meu blog é http://leninhaeflavia.blogspot.com
beijos!!!

Baixo Mamãe disse...

Oi, Flávia!!!
Você tem razão, ficou parecido com doce de mamão. Na receita original não manda colocar corante, e eu não indico porque é um produto suscetível a alergias, mas acho que vale a pena. Eu uso de vez em quando...
Fico feliz que tenha gostado!!
Beijo da Dinda.

Anônimo disse...

Oi, parabéns pelo blog. A geléia parece ter ficado maravilhosa... acompanhei tudo pelo blog da Fer...
Tô estreando meu blog, dá uma passada lá: http://comidinhasladecasa.blogspot.com
Beijos